terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ser elegante X Ser inconveniente


A boa formação de uma pessoa não acontece da noite para o dia, pois é um processo contínuo e que deve começar logo nos primeiros anos de vida.
A maioria dos pais têm dificuldade com o quesito mais importante da educação de seus filhos: impor limites, ensinar as regras fundamentais à vida com as outras pessoas.
Talvez você esteja pensando que o post está errado e que eu me equivoquei, calma, continue lendo que você vai entender.
Aprender que não somos o centro das atenções, que as pessoas não existem para realizar as nossas vontades e que a minha opinião não é melhor que a de todos, estes são pilares para os relacionamentos familiares, de trabalho e de amizade.
Existe uma linha imaginária que nunca deve ser ultrapassada, se você realmente quer ser educado e agradável. Vamos aos exemplos:
 *Admiro o bom humor: ele torna a vida mais leve, mas nunca podemos usá-lo para ferir ou diminuir ninguém. Você já viu aquelas pessoas que estão todo tempo colocando apelidos, ou usando características físicas para fazer piadas, como: “Lá vem o Tampinha!”; “Como vai Cabeção?”; “Fala Gralha!”. Você pode até fazer os outros rirem, ter respostas divertidas para tudo, mas se ultrapassar os limites da conveniência  estará entristecendo pessoas e perdendo amigos.
*Você já deve ter visto pessoas intrometidas: que não te conhecem e se acham no direito de falar o que bem entendem, invadem a sua privacidade, sua família, criticam suas decisões e palpitam em tudo. Se até no casamento temos que respeitar aquilo que o outro não gosta, o que dirá aqueles que não temos intimidade? Dê opinião e conselhos somente se foram solicitados e mesmo assim, lembre-se que você não é dono da verdade.
*Quando for falar do Senhor Jesus para alguém: não imponha sua fé, não fique falando quando percebe que a pessoa não quer ouvir. Se a mensagem não foi ouvida por uma pessoa, será por outra, ela é preciosa demais e não pode ser jogada fora, muito menos empurrada à força.

Para finalizar quero falar de algo que tenho visto acontecer e com muitas mulheres que querem ser agradáveis, elegantes e conquistar a admiração das pessoas, deem atenção, por favor!
Sei que todas nós amamos tirar fotos: quando estiver perto de alguém que ama e admira muito, não pense em aproveitar aquele momento só para ter uma foto ou um autógrafo, pois a melhor recordação que você deve ter é aquela que está gravada na memória da sua mente e não da sua maquina fotográfica. Presenciei ocasiões que pessoas deixaram de ouvir o que o bispo Macedo estava pregando, porque queriam tirar fotos. Vi a dona Ester, sua esposa, espremida pelas pessoas em eventos, porque cada um gostaria de tirar uma foto.
“Só mais uma, só mais uma!”, diziam as pessoas. Ela, na sua doçura, sempre atende, mas quem pede não está pensando que talvez eles tenham tantos outros compromissos urgentes…
Não devemos aproveitar o momento do culto para pedir um autógrafo, embora eles tenham tanto prazer em atender a todos, vamos pensar, será que aquela é uma boa hora?
 Um ensinamento para toda vida: seja discreta, gentil e elegante, no convívio com os outros aprendemos as maiores lições. Ser elegante às vezes pode parecer que você esta perdendo, porque não faz o que todos os outros fazem, mas quem quer ser diferente paga o preço.
Se a pessoa é muito querida por você e deseja uma foto, espere o momento certo. Se a ocasião permitir, ok, porém, do contrário, aguarde, terá uma próxima oportunidade.

Se você agia assim, ou conhece alguém meio sem noção, que entra sem ser convidado, pega emprestado e não devolve, palpita em tudo, interrompe quando os outros falam, enfim…, Que não se manca nunca quanto aos limites, deixe seus comentários.

E para finalizar...

Para quem você receitaria o  ”semancol hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário